Apesar de não terem sido popularizadas ainda, muitas atividades profissionais estão surgindo com um grande potencial para, futuramente, se tornarem muito valorizadas

Tudo muda, se moderniza e surge o tempo todo no mundo e com as profissões, não é diferente. A ascensão ou decadência delas são altamente influenciadas por isso.

É impossível afirmar com convicção quais profissões surgirão, deixarão de existir ou terão seu espaço garantido no futuro. Mas um fato que deve ser levado em consideração na hora de supor quais serão elas, é o avanço constante e veloz da tecnologia.

Alguns dos principais fatores que regem as novas profissões estarão em alta nos próximos anos são: o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial, atividades que demandam relacionamento e criatividade, além de habilidades essencialmente humanas.

Um outro item importante é a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, que resultará em profissões relacionadas à preservação da natureza e consumo mais consciente e sustentável. Além de ofícios que tenham como propósito divulgar o conhecimento da internet.

Pensando em identificar as carreiras que irão ganhar espaço na próxima década, o Portal Exame consultou especialistas em recrutamento e a conclusão foi de que entre as principais áreas que irão liderar o mercado nos próximos 10 anos estão:
– Sustentabilidade;
– Infraestrutura;
– Recursos Humanos;
– Tecnologia da Informação (TI);
– Saúde e Qualidade de Vida;
– Marketing e Vendas;
– Direito.

Especialistas afirmam ainda que o segredo para se desenvolver, permanecer e se destacar no mercado é associar a tecnologia e seus avanços com a atividade executada nas profissões já existentes e nunca deixar de buscar por capacitação.

Independentemente de quais sejam as áreas ou profissões dominantes no momento, ter em mente que o esforço e dedicação devem estar sempre presentes na vida do profissional é primordial, pois elas podem abrir caminhos e portas inimagináveis.