0
Blog

Espere um pouco antes de continuar a leitura e reflita: qual a relação da arte com a sua vida?

Acredito que sua memória deve ter acessado as experiências que te marcaram e que de alguma forma influenciaram a maneira como você pode responder a pergunta inicial.

Para muitos a arte está em todo lugar e qualquer um pode produzir arte, isso até pode ser levado em consideração quando se pensa que todo ser humano é dotado de criatividade e capacidade de produzir algo a partir das suas ideias, pois afinal, fomos criados à imagem e semelhança de um Deus criativo. Dá pra imaginar? Eu e você carregamos uma centelha divina da criação!

Quando penso nessa verdade, eu me lembro do texto de Salmos 19:1 “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Fica evidente para mim que o Grande Artista, deixa claro no que faz, a essência de quem Ele é, sua obra de arte revela a natureza do seu ser. A cada dia nos deparamos com formas diversas nas nuvens, variedade de tons de azuis, laranjas e rosas. E o vento então? Que faz música ao tocar as folhas das árvores, que tira para dançar em rodopios as folhas caídas no chão, que toca na nossa pele e nos desperta sensações. A arte é esse caminho que amplia as experiências humanas.

A arte tem o poder de criar onde ainda não existe, essa imaginação criadora pode ser ativada nas crianças desde muito cedo, potencializando a maneira como ela aprende, se organiza, se sensibiliza, observa, aprende, cria, compartilha, dialoga e muito mais.

Conforme crescemos fazemos escolhas que refletem o que nos tornamos, muitas vezes tão distantes da forma original que o ato criativo resultante nada mais é do que representações distorcidas do real propósito das nossas vidas, que é expressar nossas vidas como obras de arte que revelam aquilo que é belo, bom e verdadeiro.

Que possamos resgatar a contemplação, a imaginação, a criatividade que permite conhecer mais profundamente como Deus trabalha em nós e através de nós.

Prof. Ana Derland Ribeiro Tanaka.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.