0
Blog

Se engana, e muito, quem acredita que seus benefícios se limitam em ser apenas para os fins acadêmicos 

Ler pode ser um ato tão involuntário como piscar os olhos ou respirar, a prova disso é a forma como você veio parar nesse artigo, cujo título você leu quase que sem querer enquanto navegava na página anterior, não é?!

 

Apostamos que você ainda não tinha parado pra pensar nisso, mas a verdade é que nós estamos lendo o tempo todo, até mesmo quando estamos descontraídos ou nos divertindo.

 

No geral, as pessoas sabem que ler é bom, e se você é pai ou mãe, com certeza já presenteou seu filho com algum livro a fim de incentivar nele o gosto pelo hábito de ler, e, se é filho, também sabemos que você já deve ter ouvido algo como: “você deveria ler mais”, de seus pais.

 

E isso pode ser algo mais rico e favorável do que se imagina, pois, como já dissemos, vai bem além de ser uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho escolar, como escrita ou a produção e interpretação de textos.

 

As vantagens desse costume podem ser nitidamente notadas nas pessoas, pois, independentemente da idade que tiver, ao falarmos com alguém que já lê há algum tempo, percebemos na hora sua facilidade com as palavras, termos, expressões, por exemplo.

 

Bom, a essa altura deste bate-papo você deve estar bem curioso para saber quais são esses tais benefícios que excedem os fins intelectuais, então, aqui estão eles:

– Estimula a criatividade e a facilidade para criar soluções rápidas para situações cotidianas;

– Ativa e trabalha diferentes e importantes áreas do cérebro, como o raciocínio e a memória;

– Diminui significativamente o estresse, pois, acredite se quiser, mesmo uma rápida leitura, pode trazer relaxamento, reduzir a frequência cardíaca e aliviar tensões musculares;

– Enraíza valores essenciais para a vida em sociedade como a empatia, uma vez que durante as leituras, estamos constantemente nos colocando nos lugares das personagens, tentando compreendê-las ou ajudá-las;

– Desenvolve o senso de reflexão e de crítica, já que é um grande canal de conhecimento, que nos prepara para analisar situações com clareza e chegar a conclusões mais precisas e sensatas.

 

E pensar que essas são somente algumas das inúmeras influências positivas que esse universo tão poderoso da leitura pode te proporcionar… E aí, está esperando para mergulhar nele?

 

Cristina Alves dos Santos Souza

Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil e Anos Iniciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *