0
Blog

Com a população mundial aumentando de forma cada vez mais rápida, conscientizar a sociedade do futuro sobre os cuidados com o planeta se tornou indispensável

 

A Política Nacional de Educação Ambiental foi criada em 1999, lei que tem como principal objetivo a conscientização pública sobre a preservação do meio ambiente através da educação.

 

Essa lei também inclui a presença da educação ambiental na grade curricular em todas as fases de ensino em nosso país, pois concluíram que a maior e melhor forma de atingir essa consciência é através do ensino, já que na escola é possível criar nos alunos o senso de cuidado com o planeta em que vivem desde cedo.

 

Isto é o ensino ambiental! Cultivar e estimular valores sociais e atitudes positivas voltadas para a importância da conservação do meio ambiente.

 

Durante toda a jornada escolar de uma pessoa, a escola caminha lado a lado com a educação recebida em casa, trabalhando o desenvolvimento de valores, princípios e ideais sobre como se tornar um adulto que tenha conhecimento, responsabilidade e seja um cidadão de bem.

 

Como deixar um assunto tão necessário e que está presente todos os dias das nossas vidas fora dos assuntos considerados essenciais para a formação de um ser humano?

 

A devastação das florestas, a enorme emissão de poluição, a extinção de diversas espécies de animais ao longo dos anos e as quantidades absurdas de lixo nos oceanos são fruto da falta de consciência sobre a importância da mordomia com o próprio meio em que vive. 

 

O que prova ainda que investir nessa matéria nas instituições de ensino é urgente, a Terra não pode esperar. A preparação da geração do futuro para que seja mais empática com a natureza deve ser uma pauta atual. Nós precisamos de mudanças de hábitos para agora!

 

Imagine, quase 8 bilhões de pessoas separando o lixo por material, economizando água, trocando o carro por bicicleta… Enfim, pensando no futuro, pensando na qualidade do mundo em que vivemos.

 

E, para isso? Educação! Escolas que invistam em atividades, projetos, eventos e todas as ferramentas possíveis para estimular a mordomia com o nosso meio ambiente. Nosso planeta precisa de ajuda e precisa de nós!

 

Cristina Alves dos Santos Souza

Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil e Anos Iniciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *