0
Blog

A Matemática está presente em todas as áreas da nossa vida, porque Deus criou a Matemática para estabelecer e sustentar a ordem no universo. Segundo Galileu Galilei, “A Matemática é a linguagem no qual Deus escreveu o universo”, sendo uma linguagem universal.  Na criação, Deus estabeleceu todos os padrões regulares que pertencem ao mundo, assim o caráter e o poder de Deus se revelam pelas obras da criação. Como percebemos com o número de ouro ou número áureo, que é um representante matemático da perfeição na natureza. Como cristão sabemos que esses padrões que aparecem em todos os lugares, foram projetados por Deus. Isso me faz lembrar de Romanos 1:20 : “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis.”

Reconhecer que Deus é a fonte, a origem de toda a sabedoria, de todo o conhecimento ajuda no ensino da Matemática, partindo do raciocínio sobre verdades bíblicas que conduz à reflexão da causa para o efeito. Como professor, levamos o aluno a raciocinar com base nos princípios bíblicos, para identificá-los na matéria. Assim, a consistência das verdades Matemáticas demonstra a ordem e a precisão de Deus baseadas nestes princípios.

Mas o que é princípio? Princípio é definido como a causa, recurso ou origem de tudo; que precede às coisas (Webster,1828). No contexto da educação, refere-se a um padrão de pensamento.  E olhar a Matemática pelos princípios bíblicos nos dá um panorama das outras áreas do conhecimento.

A beleza da Matemática reflete a grandeza do nosso Deus!

Profa. Livia Serpa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.