À distância, o desafio é ainda maior, mas para que a rotina de estudos flua de maneira positiva, ter colaboração e suporte completo da família é essencial

 

As férias chegaram ao fim e mesmo com a retomada das aulas presenciais, o que essa pandemia nos ensinou foi que o ensino remoto pela internet é uma realidade que sempre estará no dia-dia do aprendizado.

Com as aulas online, os pais tiveram que exercer a função de professores de seus filhos dentro de suas próprias casas, que se tornou seu novo ambiente escolar. Um desafio carregado de surpresas e descobertas diárias.

É importante que os responsáveis tenham ciência das principais informações do nível acadêmico em que a criança está, da grade curricular e dos professores, além de saber quais são as matérias em que ela tem mais dificuldades, para que assim, possam criar melhores estratégias de estudos para ajudá-la.

E claro, as aulas vêm acompanhadas dos deveres de casa e é essencial que, para um melhor aproveitamento dos estudos, a hora das aulas online seja um momento prazeroso. Por isso, pensar em formas menos formais de explicar e assumir uma postura estimulante serão a chave para que seu filho entenda que estudar é algo que vale muito à pena e pode ser
divertido.

Mas afinal, como ajudar os pequenos durante os períodos de aula? Primeiramente é importante que combinados sejam estabelecidos, para eliminar qualquer tipo de distração que possa afetar a concentração. É como se agora, seu filho esteja em seu próprio “escritório” e precise da colaboração de todos.

Algumas dicas podem ajudar os pais nessa missão:
– Crie uma agenda e anote lembretes e datas de entrega de atividades;
– Elimine distrações, como TV ligada, smartphones por perto e outros;
– Defina um lugar adequado para assistir as aulas, confortável, bem iluminado e sem barulhos;
– Certifique-se de manter uma garrafa de água por perto para evitar que a criança precise levantar.

Mais do que nunca as crianças precisam de suas famílias para cumprir com suas obrigações e não serem ainda mais prejudicadas com a atual situação que o Brasil está enfrentando, pois elas serão o seu futuro!