Educação Infantil

Free
Share this Course:
Course Info
  • ,
  • 1
  • 1
  • 1
  • 3 hours 15 minutes
  • google.com
  • : 50

Educação Infantil

Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.

Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil
  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
What am I going to get from this course?
  • Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.
  • Etiam varius tortor ut ligula sollicitudin lorem eget nisl tempor hendrerit.
  • Folutpat tempor tur duis mattis dapibus.
  • Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.
  • Etiam varius tortor ut ligula sollicitudin lorem eget nisl tempor hendrerit.
What am I going to get from this course?
  • Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.
  • Etiam varius tortor ut ligula sollicitudin lorem eget nisl tempor hendrerit.
  • Folutpat tempor tur duis mattis dapibus.
  • Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.
  • Etiam varius tortor ut ligula sollicitudin lorem eget nisl tempor hendrerit.
Sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2009).
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27Artigo 4º

eLearny’s Testimonials

What Students think of us

Start a Journey. Enroll Now

Learn Something wherever you are

Join a Course Now