Estudos mostram uma grande dificuldade dos alunos em se preparar para o exame. Nesse texto falamos sobre a otimização dos estudos nesta fase

Com a chegada no “novo normal” e as mudanças na rotina escolar, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) realizou uma pesquisa apontando que 67% dos alunos tiveram dificuldades para estudar.

E dentro dessa porcentagem também estão aqueles que estão estudando para os vestibulares, em especial, o ENEM, uma avaliação conhecida por exigir muito de seus candidatos na fase preparatória.

Com a chegada do último ano do Ensino Médio, é normal que os alunos sintam algo muito comum nessa fase: a ansiedade por saberem que há muito para estudar. Mas atualmente esse sentimento se tornou ainda maior, pela insegurança de terem sido prejudicados durante a pandemia.

Primeiramente é importante ter em mente que o ENEM não é algo impossível e aliando organização e disciplina o processo preparatório se torna mais fácil e menos cansativo. Aqui um guia para auxiliar o desenvolvimento de seus estudos em 6 passos:
1. Faça anotações importantes sobre os temas que estão sendo estudados e deixe em lugares estratégicos que você sempre irá ver;
2. Mantenha qualquer tipo de distração longe durante os estudos (tv, celular, pessoas falando);
3. Priorize seu descanso e suas horas de sono, uma mente cansada dificulta a absorção de informações;
4. Intercale as matérias e assuntos durante o período de estudo;
5. Reserve um horário só para praticar redação;
6. Estudar em grupo ou com alguém que tenha conhecimento sobre o assunto pode ser uma boa opção.

Outro fator fundamental para um aproveitamento melhor é tratar a saúde mental como prioridade, respeitando os próprios limites e não os ultrapassar na intenção de “render mais”, isso não funciona.

Cada pessoa tem sua forma e tempo para aprender, não se cobre demais por não estar seguindo um ritmo que não é seu, dê o melhor de si e será mais do que suficiente.

Além de sempre se lembrar de colocar a saúde mental como prioridade e não ultrapassar seus limites.