Nessa fase da vida tão crucial, é importante zelar para que o momento tão difícil que ainda estamos vivendo não prejudique os pequenos ainda mais

Esse assunto pode até já estar saturado, na verdade, tudo o que se refere à pandemia já se tornou maçante e cansativo. Mas se você é pai, mãe ou tem como responsabilidade a vida de uma criança, respire fundo e leia esse texto até o fim, garantimos que vai valer à pena!

De fato, o isolamento social foi (e ainda está sendo) para muitos a pior parte de tudo isso, mas para quem tem crianças em casa os impactos negativos podem ter sido sentidos ainda mais.

Uma vez que essa é a fase da vida em que a interação social, os momentos ao livre e a ida à escola são fundamentais, e privá-las disso, pode ter como resultado diversos prejuízos.

Como instituição de ensino, nos deparamos com muitos pais e professores que percebem uma enorme diferença no comportamento e até no desenvolvimento das crianças, dentro e fora da sala de aula.

Como por exemplo, terem se tornado mais inseguras, introvertidas, perdido autonomia, algumas passaram a ser mais ansiosas e até mesmo desenvolveram depressão.

E por sabermos que a infância é a fase em que uma pessoa cria e desenvolve habilidades, qualidades e características de comportamento, sabemos que esses prejuízos refletirão em suas vidas a longo prazo, e por isso, merecem atenção e precisam ser revertidos ao máximo.

E para isso, os responsáveis precisam se dedicar, observar as crianças e procurar por ajuda de profissionais se for preciso, às vezes os impactos da pandemia na vida delas podem não ser tão evidentes, mas podem ser profundos.

E aqui vão algumas dicas fundamentais para o dia a dia que ajudarão a minimizar esses problemas no comportamento e na evolução delas:

– Convide a criança para participar de atividades domésticas, isso irá fazer com que ela não perca o instinto de proatividade, e fará com que ela se sinta útil;

– Joguem jogos juntos, dando preferência aos didáticos, pois irão trabalham fatores importantes como a concentração, agilidade, lógica e ainda irá proporcionar interação entre vocês;

– Sempre enfatize o quanto é importante pra ela ir à escola e interagir com os amiguinhos e professores.

– Evidencie suas qualidades sempre que possível, fazendo com ela se sinta especial e autoconfiante.