0
Blog

Há quem diga que os filhos são o reflexo dos pais, reproduzem o que veem e escutam, aí está a importância de influenciá-los e educá-los positivamente 

 

A fase infantil de fato é uma das fases cruciais e significativas na vida de uma pessoa. É nesse período em que muitas coisas são definidas, e entre as mais importantes está o caráter.

 

E é claro que, certas características da personalidade da criança são imutáveis, fazem parte da sua identidade e fogem do controle dos responsáveis, mas os valores que formarão seu caráter são fatores que devem ser tidos como prioridade durante seu desenvolvimento.

 

E sobre esses, podemos citar o amor próprio, altruísmo, empatia, honestidade, autocontrole e assertividade, que são essenciais para que uma pessoa se torne um ser humano mais justo, feliz e ciente de seu lugar e missão no mundo.

 

Você, como pai ou mãe, pode estar se perguntando: “como eu posso interferir no caráter do meu filho?”, e a resposta é: você precisa incentivá-lo todos os dias.

 

Pois, ao contrário das lições que ele aprende na escola que, muitas vezes, basta que seja explicada uma única vez para que ele aprenda, o ser humano que ele precisa ser é algo que ele precisa ser ensinado todos os dias.

 

Diariamente, seu filho precisa ser lembrado do ser humano que ele precisa ser, mas é importante ter em mente que isso não deve ser feito através de longas teorias, mas na prática! 

 

Esse é um desafio diário, e entre os muitos atributos que alguém tem ao ter um filho, está ser um professor. 

 

Pode parecer intimidador pensar que você precisa ensinar alguém a viver e a se tornar alguém íntegro no futuro, mas para isso basta que você mesmo seja, e seu exemplo falará por si só.

 

Por exemplo, não adianta dizer para os seus filhos serem honestos, quando você mesmo não diz a verdade, ou então dizer para as crianças que elas devem ser empáticas, quando você não se importa com o próximo.

 

A verdade é que ser um cultivador de valores na vida dos pequenos não é algo difícil, basta que você viva o que fala, para que, naturalmente, ao conviver com você e te observar no dia a dia praticando esses valores, isso seja plantado e enraizado no coração deles.

 

E o mais importante: incentive, motive e encoraje seu filho em tudo o que fizer a nunca abrir mão dos bons costumes e de sua índole que ele aprenderá e se tornará uma pessoa melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *