Blog

A procura por escolas com jornada integral tem aumentado muito nos últimos anos. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre essa opção de ensino, leia esse artigo até o fim.

Optar pela educação integral vai muito além da questão de passar mais tempo na escola, mas trata-se de mais oportunidades para desenvolver e aprimorar habilidades que não estão relacionadas aos livros didáticos.

Muita gente ainda tem uma certa resistência quando o assunto é confiar os dias dos filhos à uma instituição que cuidará dele durante o dia inteiro e vai, inclusive, passar períodos de tempo maiores com eles do que a própria família.

É fato que essa questão pode parecer intimidadora, mas a verdade é que ela é bem mais vantajosa do que se imagina. Além disso, há diversos fatores que, antes desse que citamos, devem ser levados em consideração quando o assunto é os adultos que as crianças irão se tornar no futuro.

E o ensino integral está diretamente relacionado a isso, uma vez que trabalha nos alunos, por exemplo, questões como a independência, o convívio na sociedade e a disciplina, que são qualidades essenciais na vida adulta.

Vindo junto na preparação das crianças para a vida além das questões acadêmicas, os benefícios que os estudantes adquirem nesse tipo de rotina escolar são muito valiosos, aqui vão alguns deles:

– O senso de busca e a organização individual pelo estudo são estimulados e desenvolvidos;

– O contato e o incentivo a prática atividades extracurriculares, como os esportes;

– Aprimoram o comportamento para trabalhos em equipe,

– A autonomia se torna algo natural, já que estão expostos a situações em que precisam tomar atitudes por si só.

O conjunto de atividades, experiências e lições aprendidas são únicas e separam os alunos de ensino integral dos demais em fatores que quem estuda em meio período talvez nunca chegue a vivenciar.

Apostar em deixar as crianças o dia inteiro na escola, é apostar em uma preparação completa para a vida!