Blog

A Tarefa são atividades elaboradas para complementar os conteúdos trabalhados em sala com o objetivo do aluno consolidar e se apropriar do que foi aprendido. Na neurociência observamos como a “consolidação das memórias e sua preservação dependem da reativação dos circuitos neurais. Estas experiências e informações precisam ser repetidas para manter as conexões cerebrais relacionadas a elas. Estas atividades serão transformadas em registros mais definitivos – memória de longa duração – à medida que eles forem processados novamente pelo cérebro.”  Assim a tarefa traz um papel muito importante que não pode ser negligenciado ou descuidarmos do que realmente ela pode favorecer na produtividade dos alunos em relação ao conteúdo exposto e aprendido.

A tarefa assim como o estudar continuamente e diariamente tem efeitos diferentes, como quem estuda na véspera da prova e assim que passa esquece o conteúdo, ela trabalhará na memória adquirida e que se forma devido aos processos neurais do cérebro sendo oportunidade para rever conceitos se aprofundar os estudos e consolidem os saberes aprendidos em sala de aula.

As famílias em casa podem otimizar este tempo de maneira produtiva seguindo algumas orientações que favoreceram este momento do aluno, como:

– Incentivar a tarefa, ressaltando a importância da tarefa para o seu aprendizado e a oportunidade de consolidar o aprendizado;

_ Conversar a respeito da responsabilidade em fazê-la com atenção e capricho sendo um compromisso que resulta no seu processo do ensino-aprendizagem;

– Disponibilizar um lugar calmo sem distrações e sem desviar o foco como televisão , pessoas passando , movimentos de trânsito , barulho , apropriado , bem iluminado e adequado do aluno;

– Estabelecer um horário diário na rotina do aluno para a realização da tarefa;

–  Para os alunos maiores uma estratégia que os ajudarão será fazer planilhas de execução e com as datas de entrega para a visualização e facilitação a organização e em cumprir os prazos.

– Acompanhe o seu filho e tenha empatia em relação aos momentos de desafios que possam acontecer os erros. O tranquilize converse com ele e o incentive a estudar mais para sanar as dúvidas

Caso as dúvidas e erros continuem ocorrendo ou não foram sanadas repassem ao colégio/professor para que haja novas estratégias para ajudar o aluno a avançar.

O diálogo entre colégio e família são os melhores companheiros dos alunos para que a tarefa seja um momento agradável em casa.

Fonte de pesquisa: https://blog.redebatista.edu.br/licao-de-casa/  e   https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/familia-e-escola/a/226/a-importancia-da-tarefa escolar#:~:text=Tarefas%20s%C3%A3o%20atividades%20adicionais%20elaboradas,trabalhados%20em%20sala%20de%20aula

Prof. Adriana Fernandes