Blog

Chegou a hora de desenvolver competências e habilidades para lidar com as decisões financeiras ao longo da vida

Para começar podemos dizer que educação financeira não está em aprender a fazer mais contas, mas sim no planejamento de vida, prevenção e realização individual e coletiva. Por isso a importância de ser ensinada desde os primeiros anos, pois é nesse período que começamos a construir nosso futuro.

São nas escolas que adquirimos não só o conhecimento cognitivo, mas os que nos possibilitam administrar nossas vidas, fazer escolhas e traçar objetivos.

A educação financeira está ligada a todas as matérias do sistema de ensino e permite ao aluno compreender que seus sonhos podem ser realizados.

Uma pesquisa feita pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), mostrou que 45% dos jovens entre 18 e 24 anos não sabem como administrar suas finanças e acabam por ficar inadimplentes, principalmente por conta do cartão de crédito.

Para ser educado financeiramente a organização é fundamental, então o primeiro passo é conscientizar os alunos que o futuro financeiro depende diretamente de planejamento.

Isso pode ser feito de algumas maneiras, como:

• Estimular em casa, através de aplicativos, sites, blogs e vídeos na internet tente ensinar a diferença entre desejo e necessidade;
  • Testes e jogos, alguns jogos pedagógicos são excelentes a exemplo do famoso Banco Imobiliário;
  • Aproveitar as oportunidades, aos poucos podemos introduzir os pequenos nas tomadas de decisão em casa. Mostrando as contas, pedindo para calcular e pensar em soluções para diminuir os valores;
  • Ter um cofrinho, ensinar a juntar dinheiro é fundamental.

A educação financeira infantil não tem uma idade certa para iniciar, quanto antes você puder introduzir o tema na vida dos pequenos, melhor para que eles se interessem e construam habilidades nesse assunto.

Cristina Alves dos Santos Souza

Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil e Anos Iniciais