Muito mais do que a premiação, essa prática tem como maior legado a preparação para a vida

No Brasil, alunos de todas as redes de ensino e idades podem ter acesso e participar de olimpíadas que avaliam seu conhecimento em diferentes disciplinas, na maioria das vezes, sem nenhum gasto, ao longo de sua jornada acadêmica.

Essas competições, normalmente anuais e opcionais, têm o intuito de incentivar os estudantes a se interessarem pelo meio científico e identificar talentos em diversas áreas do conhecimento.

Elas são aplicadas em diferentes graus de complexidade, variando de acordo com a idade dos alunos e, por terem o objetivo de avalia-los no geral, não exigem dos participantes um nível mínimo de conhecimento no assunto.

Os benefícios adquiridos pelos competidores ao participarem de olimpíadas são muitos, mas aqui estão 5 das principais vantagens oferecidas por elas:
– O aluno se tornará um profissional mais preparado para desafios;
– Promove a oportunidade de aprofundamento em um ou mais assuntos;
– Diferencia e destaca o estudante que alcança boas notas;
– É uma forma eficiente de preparação para vestibulares;
– Podem resultar em bolsas de estudos, até mesmo internacionais para os premiados.

Quando o aluno passa a realizar essas disputas, também passa a voltar sua atenção para assuntos importantes, que espontaneamente não o atrairiam com tanta facilidade por, aparentemente, serem mais complexos, o que também melhora seu desempenho em sala de
aula.

Muitas qualidades e habilidades que serão essenciais durante toda a vida também são criadas e potencializadas em consequência do costume com as avaliações, como disciplina, organização, foco e raciocínios lógico e aritmético.

Por isso, incentivar a criança, desde cedo, a participar dessas olimpíadas, é incentivar e investir em seu futuro. A conquista da medalha é um estímulo para o sucesso acadêmico e profissional, mas a experiência obtida a cada prova realizada é um encorajamento à persistência e ao empenho.

O sucesso é a soma constante de pequenos esforços e essa é uma lição que ao ser compreendida na prática, é capaz de mudar trajetórias.